Sessão de assinatura do acordo de parceria - estratégia Vicentina ADERE 2030

No dia 27 de julho de 2023 decorreu a sessão de assinatura do acordo de parceria para a execução da estratégia Vicentina ADERE 2030 que teve lugar no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, na Câmara Municipal de Lagos. A tarde de trabalho teve início às 14h30.

A abertura da sessão esteve a cargo de Hugo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, que agradeceu a presença dos parceiros do GAL ADERE. Márcio Viegas, Presidente da Vicentina, contextualizou o trabalho desenvolvido pela Vicentina, destacando as seis sessões desenvolvidas no âmbito da estratégia ADERE 2030 e os temas abordados, entre estes o território e a dicotomia entre rural e urbano, as assimetrias territoriais entre litoral e interior e o papel do GAL Rural no território.

Bioeconomia, ecoturismo, enoturismo, economia circular, recursos endógenos, circuitos curtos, eficiência hídrica, agroecologia, envelhecimento populacional, juventude, natureza e biodiversidade e o problema da seca no barlavento algarvio foram outros dos temas que referiu terem sido debatidos no decorrer das sessões.

A apresentação da parceria, território e governação foi realizada por Aura Fraga, Diretora e Coordenadora do GAL, na qual se abordou o território de intervenção da estratégia ADERE 2030, a tipologia das entidades parceiras, a distribuição das mesmas por concelhos, a parceria em rede e as metas da governança.

A estratégia Vicentina ADERE 2030 foi apresentada por Nuno Prata, Consultor da Aliados Consulting, que destacou o diagnóstico aplicado à demografia, economia e emprego, turismo e produção agrícola.

Os enfoques temáticos, as necessidades principais, complementares e os indicadores de resultado foram também discutidos.

O acordo de parceria foi assinado pelos parceiros, seguindo-se um momento de convívio e degustação de vinhos, fornecidos pela Comissão Vitivinícola do Algarve.

Na reunião estiveram presentes os Parceiros e Associados do ADERE 2020, entre estes membros da Administração Local, da Administração Regional, bem como Entidades, Associações e Fundações Públicas e Privadas.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Para mais informações: 282 680 120 ou vicentina@vicentina.org