top of page

Vicentina dinamiza 5ª Oficina DLBC Rural no Município de Monchique



No dia 14 de julho de 2023 decorreu a 5ª Oficina sobre o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), com os temas Agricultura, Agroalimentar e Floresta, que teve lugar no Espaço Jovem de Monchique. A manhã de trabalho, organizada pela Associação Vicentina, decorreu das 10h30 às 12h30.


Paulo Alves, presidente da Câmara de Monchique, dá as boas-vindas aos participantes e deseja uma sessão de trabalho produtivo.


A eficiência hídrica, a humidade do solo da região do algarve, a inflação e a seca foram alguns dos tópicos destacados por Márcio Viegas, presidente da Vicentina.


Aura Fraga, secretária da Vicentina, reforça que a estratégia ADERE 2020 volta a servir de base para contextualizar as sessões DLBC e que a Vicentina está aberta a receber propostas de novos parceiros.


Carlos Albano, vogal da Vicentina, apresenta resultados em função dos indicadores definidos no início do período de programação e implementação da estratégia de desenvolvimento local.


Os novos desafios e prioridades da estratégia ADERE 2030 são abordados na intervenção de Nuno Prata, Coordenador Executivo da Aliados Consulting. As culturas agrícolas menos exigentes no consumo de água, as alterações climáticas, o incentivo à produção e consumo de energia renovável e os fogos florestais são outros dos pontos mencionados.


A última sessão temática de preparação da estratégia ADERE 2030 realiza-se em Portimão, dia 20 de julho, com os temas Educação, Inclusão e Coesão.


Na reunião estiveram presentes os Parceiros do ADERE 2020 das áreas da Agricultura, Agroalimentar e Floresta e os municípios parceiros.


O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).


Para mais informações: 282 680 120 ou vicentina@vicentina.org




58 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page