No próximo dia 30 de outubro, no âmbito do projeto Rede Regional de Mercados Locais (RRML), realizar-se-á uma visita de Boas Práticas à Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo.
Os vendedores e produtores dos Mercados Locais são o principal público-alvo da visita, que contará também com a presença de responsáveis, técnicos e outros interessados.
Com a realização desta iniciativa pretende-se contactar com um projeto agroecológico, com uma produção biológica agropecuária e um processo de transformação de alimentos.
A atividade conta com 33 participantes no total, 2 do Município de Aljezur, 15 do Município de Monchique, 2 do Município de Lagos, 1 do Município de Portimão, 2 do Município de Silves, 6 do Município de São Brás de Alportel, 5 do Município de Olhão, acompanhados por colaboradores e/ou membros da direção da Associação Vicentina.
A Herdade do Freixo do Meio é um projeto de destaque e referência nacional constituído por uma quinta de uso multifuncional, que abrange agricultura, floresta e pecuária, estando simultaneamente alinhado com a transformação e distribuição alimentar e de serviços turísticos. Dinamiza o programa CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) desde 2015, que envolve 6 produtores e 75 consumidores associados, contando ainda com uma loja online e serviço de entrega.
A Rede Regional de Mercados Locais é um projeto intermunicipal enquadrado no Plano de Ação e Desenvolvimento dos Recursos Endógenos - PADRE, que engloba 18 Mercados Municipais do Algarve. Pretende contribuir para a dinamização da economia local, com enfoque na valorização dos mercados locais, dos produtos de qualidade e do comércio local, de uma forma integrada e articulada.
Comments