No dia 12 de novembro realizou-se o evento de lançamento da Rede Regional de Mercados Locais (RRML). A iniciativa decorreu das 14h30 às 20h30, no Mercado Municipal de Silves.
Apresentaram-se os produtos comercializados nos vários mercados municipais que fazem parte do projeto, o que proporcionou , a quem esteve presente, a degustação de petiscos de cada um dos mercados e a familiarização com os alimentos comercializados nestes espaços.
Às 15h00 teve início a Sessão de Abertura, com as intervenções de Tito Coelho, Presidente da Junta de Freguesia de Silves; Márcio Viegas, Presidente da Vicentina; Pedro Monteiro, Diretor Regional da Agricultura e Pesca do Algarve e José Apolinário, Presidente da CCDRAlg - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Destacaram-se os circuitos curtos e os recursos endógenos como fatores de desenvolvimento e dinamização dos mercados locais enquanto espaços de representação identitária.
Francisco Sarmento, Especialista em Sistemas Alimentares Territoriais foi orador de uma interessante conferência sobre a temática, na qual explicou a importância de incentivar as pessoas a consumir produtos locais e da época.
Aura Fraga, Responsável pelo projeto Rede Regional de Mercados Locais, explicou o trabalho desenvolvido pela Vicentina acentuando a importância do trabalho em cooperação que a constituição desta rede vai permitir.
Nuno Tenazinha, Fundador da Kobu Agency, apresentou a apelativa identidade visual do projeto.
À sessão de assinatura do protocolo de constituição da RRML seguiu-se a intervenção de Rosa Palma, Presidente da Câmara de Silves que encerrou a parte formal do evento.
Degustação e animação não faltaram no resto do evento, que terminou às 20h30 ao som do Projeto Rouge, composto por Mário Marques no saxofone e Gonçalo Pescada no acordeão.
A Rede Regional de Mercados Locais junta em parceria protocolada os municípios, detentores dos Mercados Municipais e as Juntas de Freguesia cuja gestão dos mercados está protocolada com a respetiva Câmara Municipal e a Associação Vicentina na qualidade de entidade coordenadora da parceria, fazendo, assim de elo entre todos os parceiros, no âmbito da Rede.
Pretende contribuir para a dinamização da economia local, com enfoque na valorização dos mercados locais, dos produtos de qualidade e do comércio local, de uma forma integrada e articulada.
コメント