top of page

Está a chegar a 1ª FEIRA DO EMPREGO, FORMAÇÃO E EMPREENDEDORISMO 2023 de Monchique

Um evento que resulta do trabalho da Vicentina em parceria com o Município de Monchique


Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro decorre em Monchique, a I Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo 2023 (I FEFE 2023), no Espaço Jovem do Município de Monchique, uma iniciativa da Vicentina em parceria com o município e Monchique, enquadrada no eixo 1 do projeto SerrAdentro – emprego, formação e qualificação, integrado no programa CLDS-4G.

A I FEFE 23, integra um espaço expositivo e espaços de dinamização de workshops e debates, dirigidos à comunidade, às pessoas em situação de desemprego e ao tecido institucional e empresarial locais.

A realização do evento apresenta o propósito de contribuir para impulsionar a aproximação entre a rede institucional e empresarial e a população desempregada, bem como fomentar espaços para a criação de novas ideias de negócio e desenvolvimento de competências para dinamizar o mercado de trabalho.


Organizada por três temas, um por dia, no caso do tema “Emprego e Aprendizagem ao Longo da Vida”, no dia 22, este tem o propósito de contribuir para a sensibilização e o incentivo a uma atitude ativa e de procura de formação contínua, mas também da necessidade de adequar e aumentar a oferta formativa, serão dinamizados workshops sobre o tema e qual a sua importância específica e fundamental às condições laborais e de vida no território.


No tema “Empreendedorismo e Emprego”, no dia 23, o foco serão áreas de atividade intimamente relacionadas com o território, áreas emergentes e “profissões de futuro”, com a presença de empresas estabelecidas em Monchique.

Vários são os/as empresários/as de Monchique convidados/as, que irão partilhar a sua experiência; como se estruturaram, como desenvolvem os seus projetos no contexto local e como veem o seu futuro na economia local e global e os desafios de “ser empreendedor” em áreas chave de desenvolvimento no território. O “Encontro de Empresários de Monchique: Oportunidades, desafios e áreas de investimento”, realiza-se também no dia 23, com o objetivo central de pensar coletivamente os desafios que se colocam e de que modo Monchique se pode posicionar como um ecossistema para empreendedores, nomeadamente em setores chave para o seu desenvolvimento no que respeita às suas potencialidades e recursos.

Pretende-se que esta seja uma ocasião de reflexão, partilha e prospecção de oportunidades de desenvolvimento económico e social, bem como fomentar espaços para a criação de novas ideias de negócio e desenvolvimento de competências.


No que refere ao tema do terceiro dia e último dia, dia 24: “Boas práticas e comunidades (sempre) ativas” este é dedicado à partilha de boas práticas organizacionais que se esperam em "comunidades (sempre) ativas", que impliquem estratégias de preparação para a reforma, que facilitem esse processo de transição e consequentemente a melhoria da qualidade de vida da população, quer seja através da criação de redes informais, que seja através de projetos institucionais, dos quais se trarão exemplos que serão apresentados e debatidos neste dia.


A I FEFE 2023 abre as suas portas a todas as pessoas que queiram participar, sendo obrigatória a inscrição para participação nas atividades, para mais informação:

282 911 711 | 912842893 | serradentro.clds4g@vicentina.org

Para mais informações e atualização sobre detalhes do programa:




39 visualizações0 comentário
bottom of page