top of page

Encontro Nacional LEADER 2023-trabalha princípios LEADER e Plano Nacional da Alimentação Equilibrada

A Associação Vicentina, participou nos passados dias 10,11 e 12 de janeiro, no Encontro Nacional LEADER 2023, em Arouca, participando nas várias ações integradas num vasto programa, neste período em que se encontra em curso a preparação das estratégias de desenvolvimento local a implementar no próximo quadro 2023-2027.

O programa incluiu conferências, grupos de trabalho de revisitação dos princípios LEADER, reflexão e debate sobre temáticas para o desenvolvimento local dos territórios e partilha de boas práticas e metodologias de intervenção das várias ADL a nível nacional, no quadro das sua missão e domínios de intervenção e também enquanto entidades gestoras de Grupos de Ação Local. Outro dos focos deste Encontro Nacional foi a discussão e preparação das iniciativas no quadro do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), cuja sessão pública de lançamento teve lugar no Mosteiro de Arouca.

O PNAES é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e da Alimentação que tem como objetivos estimular a produção nacional, promover a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, com base nas cadeias curtas de abastecimento e nos sistemas alimentares locais, valorizar os produtos endógenos de qualidade, valorizar e salvaguardar a Dieta Mediterrânica enquanto sistema e padrão alimentar característico do território nacional e sensibilizar e aconselhar os consumidores e a população em geral para a adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e informada.

No quadro do PNAES, serão promovidas mais de duas dezenas de iniciativas, lideradas pelas ADL, que ao nível regional e em cada território irão desempenhar um papel fundamental na dinamização de um plano de ações de sensibilização e aconselhamento das comunidades locais, com vista à adoção de uma alimentação saudável, económica e sustentável.

O Encontro Nacional LEADER 2023, foi promovido pela Federação Minha Terra em conjunto com a ADRIMAG e a Câmara Municipal de Arouca.




30 visualizações0 comentário
bottom of page