top of page

Vicentina trabalha o Turismo Acessível em cooperação com outros GAL em Portugal, França e Espanha

Atualizado: 31 de out. de 2022

Nos passados dias 24, 25 e 26 de outubro, a Vicentina participou no Encontro Internacional em França, no território GAL Pithiverais et Gâtinais, integrado no projeto de cooperação transnacional 𝗜𝗡𝗖𝗟𝗨𝗗𝗘 – 𝗥𝗢𝗧𝗔𝗦 𝗦𝗘𝗠 𝗕𝗔𝗥𝗥𝗘𝗜𝗥𝗔𝗦, cuja parceria envolve vários GAL de Portugal, Espanha e França, e cujo objetivo comum é potenciar a prática “Turismo Acessível", através da realização de ações que visam compartilhar experiências entre territórios, mas sobretudo sensibilizar e capacitar os agentes para a importância do Turismo para Todos.

O programa de dia 25 de outubro integrou o “𝗦𝗲𝗺𝗶𝗻𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗧𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗔𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶́𝘃𝗲𝗹 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀”, que se debruçou sobre experiências e leituras das realidades na perspetiva da importância da universalidade no acesso às infraestruturas turísticas, em articulação com o imperativo social da inclusão de pessoas com limitações funcionais. No mesmo dia, os participantes tiveram a oportunidade de participar em workshops com casos práticos para conscientização sobre as diferentes formas de deficiência, incapacidade ou limitação das funções físicas ou mentais, cuja metodologia utilizada foi muito sensível às reais necessidades.

O programa incluiu ainda visitas a espaços e infraestruturas a fim de contribuir para o conhecimento dos agentes do desenvolvimento local, enquanto elementos facilitadores de transferência de boas práticas para os territórios GAL.

Destacamos a oportunidade do fundo LEADER – PDR 2020 (FEADER), enquanto ferramenta que apoia o financiamento de abordagens integradas e temáticas de forma transversal em estratégias de desenvolvimento de territórios, com objetivos comuns. Agradecemos a excelente organização e acolhimento por parte dos nossos parceiros franceses, tal como na visita anteriormente realizada nos território GAL, por parte dos nossos parceiros espanhóis.

A Parceria dos Grupos de Ação Local (GAL):

GAL Terras Dentro 2020 Terras Dentro - Coordenador do projeto (Portugal)

GAL ADERE 2020 - Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste (Portugal)

GAL Al Sud – ESDIME Crl (Portugal )

O projeto inclui várias outras ações na área da sensibilização e capacitação que estão a decorrer.

𝗘𝘀𝘁𝗲𝗷𝗮𝗺 𝗮𝘁𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀!

O “Include Rotas sem Barreiras” é financiando através da Medida 10 LEADER, do PDR, a qual visa promover a cooperação interterritorial e transnacional dos GAL para trabalhar problemáticas comuns aos territórios.




43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page