top of page

3ª Oficina DLBC Rural decorre no Município de Lagos



No dia 28 de junho de 2023 decorreu a 3ª Oficina sobre o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que teve lugar no Auditório da Câmara Municipal de Lagos. A manhã de trabalho, organizada pela Associação Vicentina, decorreu das 10h00 às 13h00.


A Oficina iniciou-se com a intervenção de Sara Coelho, Vereadora do Município de Lagos, que saudou os membros da Vicentina, Parceiros e Associados desta Associação. Menciona que o desenvolvimento de medidas ligadas às áreas da natureza e biodiversidade, sistemas alimentares sustentáveis e mobilização da juventude vão acrescentar valor à nova candidatura, além de fazerem face às preocupações dos parceiros do ADERE que visam a sustentabilidade e valorização territorial.


Márcio Viegas, Presidente da Vicentina explica que na 3ª reunião sobre o DLBC as questões sobre a parceria, concretamente a proposta e análise de novos parceiros, devem continuar a ser debatidas. O território e a definição da nova estratégia são tópicos que também podem ser considerados ao longo da Oficina, embora o tema desta 3ª Oficina seja outro.


Aura Fraga, Secretária da Vicentina esclarece que os temas da sessão seriam “Enfoque Temático”, “Objetivos”, “Necessidades Principais”, “Necessidades Complementares” e “Resultados” que se pretende atingir com a estratégia. Refere que a Vicentina começou a trabalhar na sua estratégia no ano de 2022 e que foi feita uma apresentação da mesma no Município de Monchique, onde se definiram os elementos essenciais da proposta.


Nuno Prata, Coordenador Executivo da Aliados Consulting refere que o objetivo da reunião assentaria na realização de uma reflexão conjunta, geradora de contributos relevantes e de um maior alinhamento em termos de estratégia. Continua a sua intervenção com a apresentação da visão, dos objetivos estratégicos e complementares, das necessidades principais, complementares e dos resultados esperados, que vão servir de base à Estratégia.


A 4ª Oficina DLBC Rural realizar-se-á dia 13 de julho, às 15h00 na Câmara Municipal de Vila do Bispo, seguindo-se no dia 14 de julho, às 10h30 a 5ª Oficina DLBC Rural que terá lugar no Município de Monchique.


Na reunião estiveram presentes os Parceiros e Associados do ADERE 2020, entre estes membros da Administração Local, da Administração Regional, bem como Entidades, Associações e Fundações Públicas e Privadas.


O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).


Para mais informações: 282 680 120 ou vicentina@vicentina.org




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page