top of page

Vicentina dinamiza 1ª Oficina DLBC Rural no Município de Silves

No dia 14 de junho de 2023 decorreu a 1ª Oficina sobre o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que teve lugar no auditório da Câmara Municipal de Silves. A manhã de trabalho, organizada pela Associação Vicentina, decorreu das 10h30 às 12h30.


A Oficina iniciou-se com a intervenção da Vereadora Luísa Luís, que saudou os membros da Vicentina, Parceiros e Associados desta Associação, desejando, em nome do Município, uma manhã de trabalho produtiva.


Márcio Viegas, Presidente da Vicentina, agradeceu a presença dos Parceiros, referindo que as questões mais importantes a tratar na reunião seriam acerca do território do GAL ADERE 2030, nomeadamente sobre as freguesias rurais e urbanas a incluir no Grupo de Ação Local.


Coordenador Executivo da Aliados Consulting, Nuno Prata apresentou o Aviso DLBC – Reconhecimento de Grupos de Ação Local e seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local (2023-2027), introduzindo a discussão sobre o plano de trabalhos da Parceria para a construção e apresentação da candidatura. No decorrer da sua intervenção foram identificadas as Necessidades Principais e Secundárias no âmbito do aviso, assim como o envolvimento na Parceria para o período 2023-2027.


Aura Fraga, Secretária da Vicentina, fez uma abordagem à planificação dos trabalhos para os próximos 2 meses, referindo as propostas da Vicentina para os novos parceiros, a incluir no próximo período de programação. Ao longo da sua intervenção, a agenda de reuniões semanais relativas ao DLBC foi organizada, tendo ficado definido que a próxima Oficina, com o tema de discussão “Território e Parceria”, decorrerá dia 22 de junho, às 15h00 no Município de Aljezur.


Paulo Oliveira, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Planeamento do Município de Aljezur, apresentou as suas reflexões, afirmando considerar importante fazer uma avaliação sobre a estratégia do ADERE 2020, nomeadamente sobre o que correu melhor e pior em termos de desenvolvimento do território.


Nesta sequência, Carlos Albano, Vogal da Vicentina, explicou que com a implementação da estratégia ADERE 2020, os territórios com menos população e com uma exploração agrícola menor, apresentaram melhores resultados relativamente a momentos em que não existiam os GAL.


Também Helga Francisco, Técnica da Câmara Municipal de Lagos, aborda a estratégia ADERE 2020, referindo que nas reuniões de Órgão de Gestão do projeto os resultados do mesmo têm vindo a ser expostos, destacando que se apresentam positivos face aos objetivos previstos.


Na reunião estiveram presentes os Parceiros e Associados do ADERE 2020, entre estes membros da Administração Local, da Administração Regional, bem como Entidades, Associações e Fundações Públicas e Privadas.


O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).


O ADERE 2020 é um Grupo de Ação Local (GAL) cujo objetivo é promover em territórios específicos a concertação estratégica e operacional de uma rede de parceiros focalizada no empreendedorismo e criação de postos de trabalho.



59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page