top of page

Turismo em Espaço Rural (TER): diversificação da economia rural

No decorrer do ano de 2022, várias foram a visitas técnicas efetuadas pela Equipa Técnica Local do GAL ADERE 2020, gerido pela Associação Vicentina, a projetos apoiados pelo PDR 2020 - Medida 10 Leader, de modo a verificar e apurar evidências físicas do investimento realizado.

Noticiamos dois dos projetos visitados no âmbito da medida 10.213 – Diversificação de atividades na exploração agrícola”. Um localizado no concelho de Vila do Bispo e outro no concelho de Silves, ambos integrados na tipologia de Turismo no Espaço Rural (TER), que se constitui como uma atividade geradora de desenvolvimento económico para o mundo rural, que se preconiza que apresente características diferentes das modalidades de turismo convencional, como sejam a oferta de um serviço de acolhimento personalizado, a par das oportunidades de revitalizar práticas, valores e tradições culturais e gastronómicas das comunidades rurais.

De acordo a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR): “O TER e o TH não são apenas fatores de diversificação das atividades agrícolas, mas também de pluriatividade, através da dinamização de um conjunto de outras atividades económicas que deles são tributárias e que com eles interagem. É o caso do artesanato, da produção e venda na exploração de produtos tradicionais, dos serviços de transporte, de animação, de guias, entre outros.”, in https://www.dgadr.gov.pt/.

No concelho de Vila do Bispo, encontra-se a 𝗟𝗮𝘂𝗿𝘂𝘀 𝗖𝗵𝗮𝗿𝗺𝗶𝗻𝗴 𝗛𝗼𝘂𝘀𝗲, uma Casa de Campo, localizada na Raposeira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, numa casa totalmente restaurada. No concelho de Silves, fica a Quinta dos Is, localizada no Barranco Longo, em Algoz, em pleno barrocal algarvio, uma quinta totalmente reabilitada e com ampliação também na tipologia Casa de Campo.

Conheça os dois TER, a Laurus Charming House aqui https://laurus.pt/ e a 𝗤𝘂𝗶𝗻𝘁𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗜𝘀 aqui: https://www.quintadosis.com/

Aproveite e explore o mapa interativo e conheça outras candidaturas ativas de momento, através do link: https://www.associacaovicentina.com/galadere2020

A Associação Vicentina é a entidade gestora do Grupo de Ação Local Adere 2020, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page