top of page

PONTO DE SITUAÇÃO DO PDR2020 NO ALGARVE


De acordo com a informação enviada pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, até ao final de outubro de 2022, contabilizam-se 1.341 candidaturas aprovadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) na região Algarve. Essas candidaturas representam um investimento elegível de cerca de 125 milhões de euros, dos quais 84 milhões correspondem a apoio publico.


Das diferentes áreas que compõem o Programa, são as medidas relativas à “Competitividade e Organização da Produção” que concentram maior número de candidaturas, e as maiores percentagens de investimento e ajuda publica, sendo que dentro destas medidas são as ações relativas à “Melhoria da Eficiência dos Regadios” e aos “Investimentos nas Explorações Agrícolas” de jovens (até 40 anos de idade) e demais agricultores que representam a maior fatia, tanto em número de candidaturas como em montantes aprovados.


A área relativa ao “Ambiente, Eficiência no Uso de Recursos e Clima”, que concentra as medidas de apoio à floresta, regista um incentivo aprovado da ordem dos 15 milhões de euros.

Merece também referência a Medida 10 – Leader, da responsabilidade dos Grupos de Ação Local (Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana), que contabiliza até ao presente perto de 3 centenas e meia de candidaturas, um indicador do trabalho de animação do mundo rural algarvio em que essas associações têm estado envolvidas, e que se intensificou no presente ano.


A partir do início janeiro de 2023, perspetiva-se a entrada em vigor de um novo programa de apoio, designado PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal, aprovado no passado dia 31 de agosto, e que vigorará entre 2023 e 2027.





31 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page