Monchique Fábrica de Memórias - Um Cluster Criativo em torno do Património Cultural de Monchique
- Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
O Cluster Criativo - Monchique Fábrica de Memórias, um projeto da Associação Vicentina, em parceria com o Município de Monchique, arrancou em janeiro com a missão de valorizar o património cultural de Monchique, em especial o imaterial, através de um conjunto de atividades que envolvem diretamente a comunidade.
Com uma duração de três anos, esta iniciativa pretende promover a inclusão social, trazendo para o centro da ação os saberes locais, as tradições e a identidade cultural do concelho. Mais do que preservar a história, o objetivo é dar-lhe vida, transformando-a num motor de envolvimento comunitário e desenvolvimento local.
O que está a acontecer?
Já estão em curso várias atividades que fazem parte deste grande projeto:
Oficina dos Saberes – Uma ação do eixo da capacitação do projeto, que é dirigida aos saberes tradicionais locais e práticas artesanais.
Inventário Participativo do Património – Prevê o envolvimento da comunidade no processo de identificação e preservação do património oral, entre os outros domínios do PCI.
Estão também em curso as preparações das atividades como a edição da revista "Fábrica de Memórias" e atividades didáticas através da ação "Escolas Oficina Património".
Um cluster criativo para Monchique
O Monchique Fábrica de Memórias é mais do que um conjunto de ações – é um cluster criativo que pretende fortalecer as ligações entre as artes, os ofícios e a identidade local, promovendo novas oportunidades para a comunidade. Através deste ecossistema criativo, o projeto visa não só preservar a cultura, mas também estimular a economia local e a criação de novas iniciativas empreendedoras.
O projeto é financiado pelo Programa Regional Algarve 2030, no âmbito da operação Inclusão pela Cultura.
Acompanha este projeto e junta-te a esta viagem pela história e identidade de Monchique!
Comments