top of page

Já decorreu a visita ao Montado do Freixo do Meio



No dia 30 de outubro de 2023 decorreu, no âmbito do projeto Rede Regional de Mercados Locais (RRML), uma visita de Boas Práticas ao Montado do Freixo do Meio em Montemor-o-Novo.


A visita, que decorreu das 13h00 às 17h30, contou com a presença de produtores e vendedores da RRML, responsáveis dos municípios, técnicos e membros da Associação Vicentina.


O almoço decorreu na cantina do Montado e o grande destaque foi a bolota, com patés, hambúrgueres, pão e brownies deste alimento. O sumo de uva e o vinho experimentados também fazem parte da produção do Montado.


A visita guiada, que esteve a cargo de Alfredo Sendim, proprietário do Montado do Freixo do Meio, começou às 15h00 e prolongou-se até às 17h00. Abordou-se as alterações climáticas e o seu impacto na agricultura, a importância de “alimentar” o solo e as funções dos espaços agroflorestais para o futuro. Os participantes puderam perceber as técnicas agrícolas utilizadas no Montado e a importância da fertilização natural e da policultura para o desenvolvimento e preservação das plantas e do próprio solo.


Ao longo da visita guiada, foi possível esclarecer dúvidas, fazer perguntas e partilhar ideias. Os participantes tiveram a possibilidade de ver máquinas e instrumentos de produção de azeite, vinho e de tratamento de bolotas, bem como de perceber o processo de escolha e embalamento dos produtos. Observou-se ainda alguns dos animais, árvores, plantas e frutos presentes no local e a forma como todas estas espécies animais e vegetais coabitam.


No final da visita guiada foi possível visitar a loja da Montado, o único espaço físico onde se vende os alimentos produzidos no local, existindo também uma loja online. Desde a polpa e concentrado de tomate, até ao azeite, vinho e alimentos confecionados com bolota, todos os produtos comercializados são biológicos.


A Rede Regional de Mercados Locais é um projeto intermunicipal enquadrado no Plano de Ação e Desenvolvimento dos Recursos Endógenos - PADRE, que engloba 18 Mercados Municipais do Algarve. Pretende contribuir para a dinamização da economia local, com enfoque na valorização dos mercados locais, dos produtos de qualidade e do comércio local, de uma forma integrada e articulada.



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page