top of page

Include leva palestras às escolas do território

Depois das Jornadas Técnicas das Acessibilidades, em maio último, é a vez do projeto de cooperação de Turismo Acessível – Include - Rotas sem Barreiras dinamizar junto da comunidade escolar, nos dias 28 e 29 de novembro, um conjunto de palestras em escolas básicas 2,3 do Território de Intervenção do GAL ADERE 2020.


As Palestras decorrem na Escola EB 2, 3 de S. Vicente em Vila do Bispo, na EB 2, 3 Manuel do Nascimento em Monchique, na EB 2,3 Prof. Piedade Matoso em Aljezur e na 1.º CEB em Bensafrim. Estas são ações de sensibilização, desenvolvidas no âmbito de um protocolo entre as três entidades portuguesas (Vicentina, Esdime e Terras Dentro) promotoras do projeto e a EMPA - Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades, criada em 2020, integrada na Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 (ENIPD 2021-2025).


Dar a conhecer os diferentes tipos de deficiências e as suas limitações na prática do turismo, sensibilizar para a aceitação e a integração das pessoas com limitações funcionais por via da atividade turística e dar a conhecer práticas e soluções são objetivos destas ações, que visam contribuir para a promoção da formação cívica, cidadania e inclusão em contexto escolar.


As palestras estarão a cargo da arquiteta Lia Ferreira, coordenadora da EMPA, estrutura esta que apoia a implementação e promoção de ações de disseminação de boas práticas e dinamização de ações que promovam mais e melhor acessibilidade para todos. Lia Ferreira, é arquiteta especialista em Acessibilidade e Inclusão e apresentará de forma muito prática, as dificuldades com as quais a própria se depara nas férias, com demonstração e apresentação de casos de boas práticas de forma pedagógica e lúdica.


Complementarmente serão distribuídos exemplares do Livro “Férias sem Barreiras”. Uma edição de caráter lúdico e exemplificativo, cuja narrativa foi originalmente criada pelas organizações que integram a parceria Include – Rotas Sem Barreiras, que conta com a ilustração de Bernadette Duprés, ilustradora francesa de livros para crianças.


A iniciativa encontra-se integrada num plano de ações mais alargado do projeto de cooperação transnacional Include-Rotas sem Barreiras, apoiado pela medida 10 – LEADER, cuja parceria envolve seis organizações de desenvolvimento local, de Portugal, Espanha e França, que apresentam o objetivo comum de trabalhar problemáticas associadas às Acessibilidades e especificamente ao Turismo Acessível, nos territórios do GAL Terras Dentro 2020, GAL Al Sud- Esdime, GAL ADERE 2020, GAL ADERCO, GAL CEDECO e GAL Pithiverais et Gâtinais.


O projeto é financiado através da Medida 10.3 LEADER, do PDR2020, a qual visa promover a cooperação interterritorial e transnacional dos GAL para trabalhar problemáticas comuns aos territórios.



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page