top of page

Decorreu a 1ª Ação de Capacitação “Uma banca segura– Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar"



No dia 27 de novembro de 2023 realizou-se, no âmbito do projeto Rede Regional de Mercados Locais (RRML), a Ação de Capacitação “Uma banca segura – Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar”.


A ação decorreu no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel, das 15h30 às 17h00 e foi conduzida pela Engenheira Fátima Francisco. Nesta formação estiveram presentes os produtores e vendedores dos mercados de São Brás de Alportel e Moncarapacho.


A formadora explicou que ao respeitar a higiene, não só se cumpre a legislação, como também se garante a segurança dos clientes e a sua satisfação para com o produto e o vendedor.


Foram abordados os princípios gerais de segurança dos alimentos, os perigos alimentares e as formas de os combater, assim como os avisos obrigatórios do mercado e das bancas. Destacou-se ainda a importância de limpar e desinfetar as instalações e os cuidados a ter na venda de fruta e legumes, pão e bolos, charcutaria e carne e peixe.


Os produtores e vendedores deixaram os seus contributos e esclareceram as suas dúvidas ao longo da sessão, possibilitando espaço para uma interessante partilha de ideias sobre as práticas de higiene e segurança aplicadas por si e aquelas que desconheciam.


Esta ação de capacitação faz parte de um conjunto de ações que têm como objetivo dar a conhecer a legislação, no que diz respeito à higiene e segurança alimentar, no contexto dos mercados municipais.


A Rede Regional de Mercados Locais é um projeto intermunicipal enquadrado no Plano de Ação e Desenvolvimento dos Recursos Endógenos - PADRE, que engloba 18 Mercados Municipais do Algarve. Pretende contribuir para a dinamização da economia local, com enfoque na valorização dos mercados locais, dos produtos de qualidade e do comércio local, de uma forma integrada e articulada.



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page